O processamento de bobinas de aço transforma bobinas de aço em vários formatos e tamanhos para produzir um produto mais fácil de manusear para processamento posterior. As duas técnicas de processamento mais comuns são conhecidas como ‘Corte no comprimento’ e ‘Corte na largura’.
Processamento cortado no comprimento
O processamento cortado no comprimento é normalmente usado para produzir chapas de aço. Grandes seções de rolos de aço são desenroladas e cortadas em tamanhos padrão para uso como chapa metálica.
Embora o cliente normalmente exija processamento adicional, é importante que as chapas cumpram todas as tolerâncias de planicidade exigidas. Um estágio de nivelamento pode ser adicionado para produzir uma folha plana para uso posterior.
Processamento de corte na largura
O processamento de corte na largura consiste em cortar a bobina de aço longitudinalmente para criar tiras mais estreitas do que a bobina original. Este é um processo automatizado e requer que você desenrole, corte e rebobine a bobina como um rolo mais estreito ou cortado.
Quais aplicações usam o processamento de bobinas de aço?
Devido à versatilidade das bobinas de chapa de aço/ranhuras produzidas através do processamento de bobinas de aço, as aplicações são muito difundidas. Desde a formação de carcaças de aviões, navios e carros até a utilização em eletrodomésticos e tanques de água, encontramos esse processo utilizado em muitos setores.
Também não é incomum usá-lo para criar produtos pré-projetados de alto volume, normalmente encontrados na indústria da construção, como bandejas de cabos e painéis de aço pré-fabricados.
Quais são os benefícios do processamento de bobinas de aço?
Uma das maiores vantagens do processamento de bobinas de aço é a sua compatibilidade com sistemas automatizados. Esses tipos de sistemas permitem maior produtividade e menores custos, resultando em um produto final mais consistente e com menor preço.
As bobinas também são uma forma eficiente de transportar grandes volumes de aço fino, aumentando novamente a eficácia de toda a indústria de processamento.
Uma das advertências de um processo altamente automatizado é que você não pode realmente ajustar o processo em tempo real. Devido a esta flexibilidade limitada, é melhor limitar o processamento de bobinas de aço a linhas de produção consistentes e de alto volume.