O sistema construtivo que proporciona fidelidade ao orçamento, conforto e rapidez. Confira como é o sistema e as suas vantagens e desvantagens.
É um sistema que não utiliza tijolos e concreto, se compararmos com o sistema de construção de alvenaria, as estruturas de concreto e paredes com tijolos/blocos são substituídas pela estrutura em aço galvanizado revestidas com placas, que já são prontas para receber pintura ou revestimento.
A principal diferença entre a construção a seco em Light Steel Frame (LSF) e outros métodos construtivos é o nível de industrialização que ele possui.
Através do processo industrial, é possível produzir materiais mais resistentes, com acabamento perfeito e alta durabilidade, resultando em um produto final de qualidade incomparável. Além disso, em todas as etapas da construção a utilização da água é mínima.
Sua estrutura metálica é feita através de perfis de aço galvanizado, a galvanização consiste na aplicação de uma camada bem fina de zinco, protegendo o aço e evitando a corrosão.
Pode ser utilizado para a montagem de edificações com diversos tipos de usos, tais como: residências, escritórios, hospitais, escolas e edifícios. As estruturas de Steel Frame começaram a ser utilizadas por volta dos anos 1800 nos Estados Unidos, e foi algo que revolucionou a construção civil.
Hoje é possível encontrar diversos países desenvolvidos na América do sul, América do norte, Ásia e Europa onde o sistema Steel Frame é predominante, perante outro tipo de construção. É amplamente utilizado em países onde existe uma grande variação de temperaturas extremas, nos quais é necessário um desempenho térmico maior para proporcionar mais conforto nos lares.
O que é Steel Frame?
O light Steel Frame é um tipo de construção que consiste em uma estrutura de perfis de aço galvanizado (aço leve) e fechamentos com placas cimentícias (ou placa glasroc, panel H ou outras opções) na face externa da parede e gesso acartonado e placas OSB (opcional) na face interna da parede.
Aplicações Steel Frame
Para cada tipo de obra, a Pontes indica uma forma de utilizar o Steel Frame para a montagem da estrutura de aço.
Para um casa nova, o mais indicado é uma estrutura metálica personalizada. Os perfis vêm com marcações para facilitar a instalação.
Quando é utilizado o aço engenheirado, os perfis saem da fábrica com os tamanhos certos, sem precisar de cortes extras para a montagem da estrutura e vão diretamente para o canteiro de obra.
No caso de reformas e ampliações, indicamos os perfis metálicos com tamanhos padrões (3 metros e 6 metros) que podem ser encontrados em todas as nossas lojas fisícas e online Estes perfis comerciais facilitam a montagem nos encontros com a obra existente.
Em ambos os casos é fundamental um projeto estrutural de um engenheiro ou arquiteto, realizando o dimensionamento da estrutura e o quantitativo de materiais da obra. Aqui na Pontes você tem uma equipe especializada que poderá te dar todo o suporte necessário.
Outra situação muito comum e bastante durável é a utilização de Steel Frame para estrutura de cobertura, em qualquer sistema construtivo e independente do modelo de telha a ser utilizada. Neste caso o mais indicado seria a utilização de perfis com tamanho padrão de 6 metros, o espaçamento e a especificação da espessura do perfil, vai variar de acordo com a telha aplicada.
Lembrando que para todas as situações citadas acima, é fundamental a contratação de profissionais qualificados para garantir a qualidade que os materiais proporcionam.
Dependendo do tamanho do seu projeto, complexidade e quantidade de pessoas trabalhando na obra sua residência pode ficar pronta em até 150 dias.
Sustentabilidade
A sustentabilidade também é um ponto a destacar que a construção em steel frame proporciona. A não utilização de água no processo, a falta de desperdício de materiais, o uso de materiais de extrema qualidade, o fato de proporcionar um isolamento térmico superior evitando assim posteriormente o uso de ar condicionado, são fatores que cada vez mais tornam este sistema Ecofriendly.
Como a sustentabilidade está em alta em todo o mundo, é possível agregar valor para todos os envolvidos na obra, desde o arquiteto que projetou a casa, o construtor que construiu e o consumidor final que irá morar em uma casa com muito mais qualidade em todos os sentidos, desde conforto termoacústico à qualidade de acabamento interno e externo.
Vantagens e desvantagens do sistema Steel Frame
Qual a Vantagem do Steel Frame?
- Melhor desempenho acústico e térmico para sua casa;
- Consumo de até 90% menos água durante a obra;
- Facilita limpeza e organização do canteiro de obras, melhorando a gestão dos recursos e melhores condições de segurança ao trabalhador;
- O Light Steel Framing possibilita aos arquitetos total liberdade de criação, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão marcante;
- Precisão orçamentária;
- Menos desperdício de materiais;
- Os materiais utilizados no sistema, são menos agressivos ao ambiente e podem ser reciclados em sua grande maioria;
- Estruturas em Light Steel Framing reduzem em até 30% o custo das fundações, por serem mais leves que as estruturas de alvenaria.
Conheça todos os benefícios termoacústicos do sistema Steel Frame.
Qual a desvantagem do Steel Frame?
Limite de Altura: Os perfis de aço galvanizado são muito resistentes, porém o aço é um material leve o que faz com que o sistema seja limitado a no máximo 5 pavimentos. Porém este limite pode ser excedido se mesclado com outros sistemas construtivos.steel frame
Falta de mão de obra especializada: É um sistema de construção de fácil instalação, mas que precisa de mão de obra especializada pra garantir a qualidade final. O número de profissionais especializados em Steel Framing ainda é baixo no Brasil.
Aceitação Cultural: O uso do Light Steel Framing está processo de crescimento no Brasil, mas ainda há uma grande resistência para substituir os processos tradicionais da construção civil, que em grande parte é por desconhecimento das inúmeras vantagens do sistema construtivo.
Qual o valor do m² de Steel Frame?
Uma obra em Steel Frame é precificada tendo como base o projeto arquitetônico, onde são realizadas as análises e coletas das informações presentes no projeto, pois cada edificação possui uma necessidade estrutural diferenciada.
Mas o custo médio do Steel Frame fica em torno de R$ 1.500,00 /m², este valor é referente aos materiais para a obra branca (como os perfis de aço galvanizado, fixadores, membrana hidrófuga, cantoneiras, pingadeiras, perfis de início, placas para fechamentos, massas, fitas, tela, parafusos lã para isolamento termoacústico, forro e outros materiais necessários).
Depois de conhecer tudo sobre o sistema, a conclusão que podemos tirar é que o Steel Frame é o sistema mais indicado para você que deseja um lar com materiais de qualidade, eficiente e com o conforto que sua família merece!
Aqui na Pontes você encontra tudo sobre Steel Framing! E qualquer dúvida ou orçamento pode nos chamar no whatsapp, nossa equipe esta pronta a lhe atender das 7:00 às 17:00h de segunda à sexta-feira.